Para instalar deverá fazê-lo através a Microsoft Store. Com um clique na respetiva imagem nesta página, será encaminhado.
Na primeira vez que executa…
Depois de criar a Base de Dados, será pedida a criação do utilizador principal (Administrador). Indique um nome curto mas significativo. É importante que não se esqueça da Senha que será pedida sempre que abrir a aplicação. Pode depois criar outros utilizadores se o pretender.
É apresentada a página que permite definir os Parâmetros que regulam o funcionamento da Faturação. Caso não a pretenda usar não precisa definir nada.
A aplicação estará assim completamente funcional em Contas Correntes e em ambiente de testes na Faturação.
Para utilizar a Faturação Certificada (Portugal) deverá, nas Definições/Registo, preencher os elementos fiscais que serão utilizados como identificação do emissor dos documentos e Registar.
(poderá fazer mais tarde, depois de testar. Os documentos entretanto criados em ambiente de teste serão eliminados)
A base de dados criada não estará totalmente vazia pois já terá algumas contas (especialmente as Classificações de Despesas e Receitas) que servem de exemplo mas que poderá alterar ou eliminar consoante as suas necessidades.
Sugestões para 1ºs passos
Aconselha-se que dê pelo menos uma vista de olhos no Documentação/Manual para que fique com uma noção de como se utiliza a aplicação.
Para Contas Correntes
- Comece, por alterar a conta criada “Banco” (do tipo “Conta à Ordem”) ou eliminar e criar uma nova (com saldo inicial) para que tenha o nome do seu banco assim como, se lhe interessar, acrescentar informações de contacto,
- Defina uma data de início da recolha de dados (poderá ser anterior à data corrente se pretender recuperar algum período passado),
- Saiba os saldos das contas na data escolhida para que os considere como saldo inicial (caso não o saiba na altura de criação da conta, poderá alterá-lo posteriormente)
- Poderá criar mais algumas Contas ou o vai fazendo à medida que vão sendo necessárias para registar Lançamentos.
- Verifique as Classificações criadas e, consoante o que lhe convém, altere, elimine ou acrescente. (poderá também acrescentar posteriormente inclusive na altura em que regista um lançamento)
- Registe Lançamentos podendo começar, por exemplo, por reproduzir o extrato bancário desde a data selecionada no ponto 2.
Para Faturar
- Crie os Produtos e Serviços que pretende faturar.
- Configure Parâmetros, Séries de Documentos assim como as Taxas e Isenções.
- Quando pretender usar a Faturação Certificada, Registar.
Sempre que lhe surgirem dúvidas, poderá consultar as informações disponibilizadas neste site, nomeadamente no manual, e, se não encontrar a resposta, poderá sempre usar os nossos contactos para o efeito.
Recomendações
As Seguranças da Base de Dados serão feitas automaticamente. Deverá pois eliminar as que já não precisa para que não ocupem demasiado espaço. (Página de “Definições” / “Base de Dados”).
Estabeleça uma rotina diária para atualizar a informação. Não gastará muito tempo e terá sempre disponível a informação que precisa.
Nos tempos de hoje só estaremos preparados se estivermos informados.
Para apoiar o desenvolvimento é importante que …